Infra-Estrutura

Para a consecução dos objetivos do seu projeto político pedagógico o Colegiado de Medicina da UNIVASF prevê a implantação da seguinte infra-estrutura

 

 

1. Salas de aula

Os cursos da UNIVASF contam com  salas de aula climatizadas e com isolamento acústico. Para auxílio no desenvolvimento das atividades didáticas, os professores têm à disposição recursos audiovisuais e multimídia.

 

2. Biotério (Sala de Preparo de Animais)

O campus da UNIVASF em Petrolina conta com um biotério para dar suporte à realização de atividades de ensino e pesquisa. Em uma área física aproximada de 40 m2, o Biotério está estruturado para atender as disciplinas de Fisiologia Humana e Farmacologia e fica localizada na fazenda experimental. Possui animais como ratos, camundongos e cobaias para a realização de aulas práticas das disciplinas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

3. Laboratórios

 

3.1 Laboratório de informática

O laboratório encontra-se equipado com 20 micros, todos conectados a Internet e com equipamentos multimídias, a fim de atender aos alunos nos conteúdos que necessitam deste recurso.

Pode-se contar ainda com o acesso ao Portal Periódicos da CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br). O uso do portal é livre e gratuito, o acesso é feito a partir de qualquer terminal ligado na rede da UNIVASF. O laboratório de informática também é utilizado em aulas demonstrativas em computador.

  

3.2 Laboratório de Bioquímica

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Bioquímica é estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas das disciplinas de Bioquímica. Aulas práticas neste laboratório objetivam correlacionar melhor o conhecimento teórico da sala de aula com os seus aspectos práticos. Estimulam o aluno a ter um raciocínio científico frente aos fenômenos biológicos para que ele possa ter condições de resolver problemas referentes à sua profissão, contribuindo para o bem estar e saúde da população.

 

3.3 Laboratório de Fisiologia

A disciplina de fisiologia é um dos alicerces da formação dos profissionais da área de saúde. O Laboratório de Fisiologia é necessário na integração entre a teoria e a prática, auxiliando o aluno na compreensão plena do objeto de estudo ao mesmo tempo em que oferece treinamento da prática científica.

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de e Fisiologia está estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma em aulas práticas das disciplinas de Bases Morfofisiológicas. As BMF são as disciplinas mais importantes do componente básico do curso de medicina.

  

3.4 Laboratório de Farmacologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Farmacologia conta com uma estrutura preparada para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas dos conteúdos de Farmacologia; buscando contemplar a carga horária prática proposta no currículo para esta disciplina.

A farmacologia é uma ciência essencialmente prática, pois tem por base fundamentos seguros de fisiologia, patologia e bioquímica. Na verdade, são disciplinas que concentram uma das mais importantes funções restritas do profissional médico que é a prescrição médica.

 

3.5 Laboratório de Genética e Biologia Molecular

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Genética e Biologia Molecular foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas das disciplinas de Genética. O laboratório está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias. E equipado com equipamentos modernos para mostrar aos alunos as principais ferramentas da genética e da biologia molecular.

 

3.6 Laboratório de Histologia e Patologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Microscopia é estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos /turma, este laboratório tem a finalidade de dar suporte às aulas práticas de diversas disciplinas que dependam da utilização de microscópios ópticos para sua realização. Dentre estas: histologia, patologia geral e patologia específica (matéria contemplada nos diversos módulos de acordo com o currículo modular integrado).

 

 3.7 Laboratório de Imunologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Imunologia foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos/ turma, em aulas práticas da disciplina de Imunologia. O laboratório está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias

Para tanto a disciplina conta com o apoio do Laboratório de Genética e Biologia Molecular equipado para que o aluno possa visualizar e praticar algumas das técnicas mais modernas utilizadas hoje para o diagnóstico de doenças que possuam algum fator genético. Além disso, o laboratório oferece uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas científicas, uma vez que possui ferramentas que darão suporte a respostas de questões que envolvam a genética, a biologia molecular e ainda a biologia celular.

 

3.8 Laboratório de Parasitologia

Utilizado na disciplina Parasitologia, este laboratório tem a finalidade de auxiliar o aluno a compreender os princípios básicos para identificação e classificação dos parasitas e aprender a diagnosticar corretamente as doenças parasitárias. Em uma área física aproximada de 80m2, foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos / turma e está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias.

 

3.9 Laboratório de Microbiologia

Em uma área física aproximada de 80m2, o Laboratório de Microbiologia foi estruturado para atender a 40 (quarenta) alunos / turma. Tem a finalidade de dar suporte à disciplina de Microbiologia, pois propicia o estudo prático dos microrganismos como bactérias, fungos e vírus, caracterizando suas propriedades biológicas e auxiliando na compreensão dos princípios básicos para identificação e classificação dos microorganismos patogênicos e diagnosticar corretamente as doenças causadas por agentes microbianos.

O laboratório está organizado com bancadas onde são disponibilizados equipamentos e vidrarias.

 

3.10 Laboratório de Anatomia

O ensino prático da Anatomia Humana é essencial no aprendizado desta disciplina. Este laboratório, localizado em uma área física de 150m2, está estruturado para atender a 40 (quarenta) discentes/ turma, em aulas práticas conforme as necessidades demandadas pelos conteúdos de Bases Morfofisiológicas e tem a finalidade de dar suporte ao aprendizado desta matéria com o auxílio de estudo de cadáveres e peças anatômicas.

 

3.11 Laboratório de Realidade Simulada (Simulação Realística)

Com a finalidade de desenvolver as habilidades técnicas no Exame Físico, Semiologia e Semiotécnica, este laboratório está equipado com simuladores na perspectiva de melhor facilitar a construção do conhecimento do estudante neste campo prático. Oferece suporte às disciplinas de Pratica Medica I e Pratica Médica II.

 

4. Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais

Este núcleo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dá suporte teórico e prático à Disciplina de Fitoterapia e presta informações a toda a comunidade sobre o uso racional de plantas medicinais. São realizados seminários semanalmente, para que os alunos de Medicina e Enfermagem tenham embasamento teórico sobre o assunto. Os seminários do grupo também são abertos a toda a comunidade acadêmica.

 

5. Biblioteca

Para o bom e pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas dos cursos da UNIVASF, temos uma biblioteca com sistema de empréstimo automatizado, disponibilizando um acervo de aproximadamente 10.000 volumes (entre obras de referência e de empréstimo) em área adequadamente climatizada, contando com uma área individual e 4 salas de estudos em grupo com capacidade para 8 pessoas, bem como um conjunto de 6 microcomputadores com acesso à Internet e de utilização exclusiva para fins de pesquisa em bases de dados técnicocientíficas (com destaque para os serviços disponibilizados pela CAPES), bancos de dados de bibliotecas universitárias e similares. A referida biblioteca oferecerá o serviço de Comutação Bibliográfica – Comut, permitindo ao usuário a obtenção de cópias de artigos e teses existentes em outras bibliotecas do país.

 

6. Hospital Universitário da UNIVASF (HU-UNIVASF)

Voltado ao atendimento de média e alta complexidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (100% SUS) com aproximadamente 200 (duzentos) leitos, possui um sofisticado complexo de dignóstico por imagens e a maior urgência/emergência de toda região do sub-médio São Francisco, cuja abrangência é de 55 (cinquenta e cinco) municípios.

 

Sendo os exemplares de medicina livros didáticos e atualizados. Vale salientar que a maioria dos livros disponíveis para consulta pelos alunos é de edições atualizadas lançadas pelas editoras. Os livros abrangem as mais diversas áreas do conhecimento da medicina, permitindo ao aluno um maior embasamento teórico para sua associação com a prática.